domingo, 8 de abril de 2012

Curtam o charme do "Dudu"

Vejam só a pose do animal!Fico pensando cada vez que olho para essa carinha como alguém teve a coragem de abandoná-lo. Infelizmente, quando se pensa em ser humano a atitude animalesca parte dessa espécie.
O cachorro é, de fato, o verdadeiro amigo. Já tive tantas decepções com pessoas que se diziam amigas, que hoje  penso e aprendo que o tempo faz a gente desenvolver o medo de amar. O cachorro é um animal que em hipótese alguma  vai desconfiar ou trair o seu dono. Confia cegamente  e lhe apóia incondicionalmente.

Outro dia conversando com meu filho, ele disse: Báh,mãe, estou chateado, pois o fulano não é quem eu pensava que fosse. Por que as pessoas são assim, mãe?
Então  coube a mim a difícil função de lhe falar que está numa fase onde  começa a ter as decepções com as pessoas. Enquanto  são crianças o comportamento mostra-se de uma forma, porém ao crescer, aparecem "performances" diferenciadas que nos chocam, pois não faríamos algo que envolva  a maldade, o destrato, a desconsideração.

Não podemos deixar de falar que cada indivíduo entende cada palavra de acordo com sua história de vida. Seus conceitos, portanto, são relativos. O que para mim é bom, para o outro é ótimo e para o outro seria algo que lhe desfavoreceria, então nem chance teria de ser considerado bom. Pois é, conforme se vive, aprendemos a nos frustrar e a lidar com gente sem caráter. É triste, mas é real.

Assim como o cachorro ainda acredito nos valores humanos que nos regem como sendo seres corretos. Na verdade dos fatos. O Dudu nos dá olhadas que não necessitam de palavras, ele expressa no olhar, nos movimentos: quero conversar também(au,au,au,au,au,au), me faz carinho ( e empurra o braço da gente com o focinho), me levem junto(quando entramos no carro ou saímos), esqueceram de mim aqui sozinho(as caras que faz traduzem isso quando voltamos), e por aí vai.

Quando é que o ser humano vai aprender a valorizar o outro no seu cotidiano independente de interesse pessoal?  Quando é que o homem vai aprender que o outro tem sentimentos e que fazem parte da mesma espécie? Aquele ditado que fala que pimenta nos olhos dos outros é açúcar, infelizmente é real. Existem pessoas que parecem nascer sem coração, sem piedade, sem humildade e o pior não é nascer sem, é não  procurar aprender desenvolver nunca e jurar que estão certos, mostrando uma empáfia que não lhes levará a nada.

Por isso admiro cada vez mais os cachorros! Graças a Deus ainda existem seres  confiáveis, poucos eu diria, mas existem. Daqui há alguns anos temo pela extinção da espécie humana (gente com jeito de gente).

Enquanto o homem curtir o sofrimento alheio como sendo motivo de assunto, e até dar gaitada como já vi, e nem sequer saber dar um abraço em quem sofre, ele está longe de saber ser gente. O cachorro sabe fazer companhia a quem quer que seja, ele não abandona nunca.Seja no sorrir ou no chorar.  Ele serve de exemplo.

Um comentário:

  1. Achei muito legal esta parte do "me deu na telha" pois é muito original, lembra-me; você!
    Aqui se pode ver que existe a Profissional Maravilhosa Vera e também existe o Ser Humano Vera, que fora de seu horário de trabalho também cria outras atividades. Abraço forte.

    ResponderExcluir