segunda-feira, 12 de março de 2012

Orientações para o uso dos cadernos e para organizar os materiais:



Oi, pessoal! Escrevi essas dicas de tanto observar essas "falhas" na organização dos alunos, penso que serão úteis para todos. Abraços. Vera Magnaguagno



1.    Identificação-Coloque o nome completo, a turma e a disciplina na capa, bem como o horário semanal das aulas (Isso facilitará no momento de organizar a pasta). Em caso de extravio do material, fica fácil a devolução dos mesmos.

2.    Datas das aulas: coloque diariamente a data da aula, fazendo um roteiro do trabalho desenvolvido em cada disciplina. Dessa forma, você lembrará do que foi realizado em cada dia, mesmo que o professor não utilize o quadro.

Exemplo: * Oração

                 * Trabalho sobre o livro interativo
                  *Correção dos exercícios do livro-texto (pág. 48 a 51)

3.    Espaços entre os exercícios:
Ao copiar do quadro fique atento para:
a)deixar uma linha em branco entre o enunciado do exercício e a atividade a ser realizada.
b)evitar escrever o enunciado com canetinha, mesmo que seja amarela (dificulta para ler) e passa para o outro  lado da página.
c)fazer uma separação entre um exercício e outro, cuidar para ser com lápis de cor. Se o fizer com canetinha, que seja uma linha fina, pois passa na folha para o outro lado, impedindo que use a parte de trás.

4.    Aproveitamento das folhas: os espaços das folhas do caderno devem ser bem aproveitados; deve-se usar toda a folha, sem deixar muitos espaços em branco e sem emendar uma atividade na outra.
Não se deve ocupar os espaços da folha com desenhos que não estejam relacionados ao conteúdo ali anotado. Um caderno com orelhas, riscado, rasurado ou rasgado demonstra falta de organização e capricho.

5.    Separação das disciplinas: você deve usar um caderno para cada disciplina ou uma divisão do caderno universitário (caso o professor tenha combinado assim). Não misture as anotações de várias matérias no mesmo caderno, pois ele fica desorganizado e você terá dificuldade para encontrar o que anotou quando precisar.

6.    Redações- Colocar o título e deixar uma linha em branco para começar a escrever o texto, lembrando sempre da existência do parágrafo. Ao escrever números em redações (um, dois, três, etc.) precisam aparecer por extenso e não o algarismo (1, 2, 3,etc.).

7.    Espaço para cálculos- Ao realizar atividades em matemática, seja no caderno, provas, ou em trabalhos, cuidar para deixar reservado ao  lado da folha um espaço específico para os cálculos (pode fazer uma linha com a régua ou a mão), separando o espaço, a fim de não misturar tudo e facilitar a compreensão do exercício que está sendo realizado.
Procurar fazer passo a passo os exercícios de matemática, dessa forma dificilmente haverá erro por falta de atenção, ou esquecimento de alguma parte do cálculo.

8.   Páginas do livro- Ao copiar do quadro as atividades que precisam ser feitas no livro, não esquecer de colocar as   páginas onde estão estas atividades. Realizar as atividades no livro de preferência usando lápis.

9.  Data e roteiro- Copiar sempre o roteiro da aula, bem como a data na qual foi desenvolvida a mesma.

10.Colagem das folhas: se você precisar colar folhas, dobre-as para que fiquem um pouco menores do que o tamanho do caderno; evite fazer dobraduras que o impeçam de usar a página seguinte. Não exagere na cola para que as páginas não grudem. É aconselhável que use cola bastão.

11. Datas de provas e trabalhos- fazer em letras graúdas, de preferência observando para que tenha um destaque no caderno, pode contornar em volta, lembrando sempre de escrever a data (dia e mês), o conteúdo que será estudado para os mesmos. Nunca registrar datas de provas e trabalhos em espaço pequeno, com letra miúda. Fazer com que chame a atenção.

12. Letra legível: a sua letra deve ser legível e caprichada; evite rasuras, riscos, uso de corretivo.

13. Uso de letras maiúsculas: use letras maiúsculas no início das frases e em nomes próprios.

14.Destaque para informações importantes: para facilitar a leitura, use caneta azul ou preta e reserve o uso das coloridas ou marca-texto para os destaques a serem dados às suas anotações.

15.Anotações de esquemas: você pode e deve anotar as explicações e os comentários feitos pelo professor. Faça esquemas, copie os exemplos citados, faça resumos do que foi visto em cada aula.

16. Antecedência para organizar o material: É importante que a organização aconteça com antecedência. Por exemplo, se tem aula pela manhã, na tarde anterior é necessário ver o que precisará ser levado, nunca deixar para a última hora. A colaboração da família é fundamental no andamento desse processo.



                                                                         
                                                  Vera Magnaguagno-Pedagoga, Or.Educacional e Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário