Oi, pessoal! Escrevi essas dicas de tanto observar essas "falhas" na organização dos alunos, penso que serão úteis para todos. Abraços. Vera Magnaguagno
1. Identificação-Coloque o nome
completo, a turma e a disciplina na capa, bem como o horário semanal das aulas
(Isso facilitará no momento de organizar a pasta). Em
caso de extravio do material, fica fácil a devolução dos mesmos.
2. Datas das aulas:
coloque diariamente a data da aula, fazendo um roteiro do trabalho desenvolvido
em cada disciplina. Dessa forma, você lembrará do que foi realizado em cada dia,
mesmo que o professor não utilize o quadro.
Exemplo: * Oração
* Trabalho sobre o livro
interativo
*Correção dos exercícios do
livro-texto (pág. 48 a 51)
3. Espaços
entre os exercícios:
Ao
copiar do quadro fique atento para:
a)deixar uma linha em branco entre o enunciado do
exercício e a atividade a ser realizada.
b)evitar escrever o enunciado com canetinha, mesmo
que seja amarela (dificulta para ler) e passa para o outro lado da página.
c)fazer uma separação entre um exercício e outro, cuidar
para ser com lápis de cor. Se o fizer com canetinha, que seja uma linha fina,
pois passa na folha para o outro lado, impedindo que use a parte de trás.
4. Aproveitamento das folhas:
os espaços das folhas do caderno devem ser bem aproveitados; deve-se usar toda
a folha, sem deixar muitos espaços em branco e sem emendar uma atividade na
outra.
Não se deve ocupar os espaços da folha com
desenhos que não estejam relacionados ao conteúdo ali anotado. Um caderno com
orelhas, riscado, rasurado ou rasgado demonstra falta de organização e
capricho.
5. Separação das disciplinas:
você deve usar um caderno para cada disciplina ou uma divisão do caderno
universitário (caso o professor tenha combinado assim). Não misture as
anotações de várias matérias no mesmo caderno, pois ele fica desorganizado e
você terá dificuldade para encontrar o que anotou quando precisar.
6. Redações-
Colocar o título e deixar uma linha em branco para começar a escrever o texto,
lembrando sempre da existência do parágrafo. Ao escrever números em redações
(um, dois, três, etc.) precisam aparecer por extenso e não o algarismo (1, 2,
3,etc.).
7. Espaço
para cálculos- Ao realizar atividades em matemática, seja
no caderno, provas, ou em trabalhos, cuidar para deixar reservado ao lado da folha um espaço específico para os
cálculos (pode fazer uma linha com a régua ou a mão), separando o espaço, a fim
de não misturar tudo e facilitar a compreensão do exercício que está sendo
realizado.
Procurar fazer passo a passo os exercícios de
matemática, dessa forma dificilmente haverá erro por falta de atenção, ou
esquecimento de alguma parte do cálculo.
8. Páginas do livro- Ao copiar do quadro
as atividades que precisam ser feitas no livro, não esquecer de colocar as páginas onde estão estas atividades.
Realizar as atividades no livro de preferência usando lápis.
9. Data e roteiro-
Copiar sempre o roteiro da aula, bem como a data na qual foi desenvolvida a
mesma.
10.Colagem das folhas:
se você precisar colar folhas, dobre-as para que fiquem um pouco menores do que
o tamanho do caderno; evite fazer dobraduras que o impeçam de usar a página
seguinte. Não exagere na cola para que as páginas não grudem. É
aconselhável que use cola bastão.
11. Datas de
provas e trabalhos- fazer em letras graúdas, de preferência observando para
que tenha um destaque no caderno, pode contornar em volta, lembrando sempre de
escrever a data (dia e mês), o conteúdo que será estudado para os mesmos. Nunca
registrar datas de provas e trabalhos em espaço pequeno, com letra miúda. Fazer
com que chame a atenção.
12. Letra
legível: a
sua letra deve ser legível e caprichada; evite rasuras, riscos, uso de
corretivo.
13. Uso de
letras maiúsculas: use letras maiúsculas no início das
frases e em nomes próprios.
14.Destaque para
informações importantes: para
facilitar a leitura, use caneta azul ou preta e reserve o uso das coloridas ou
marca-texto para os destaques a serem dados às suas anotações.
15.Anotações de
esquemas: você pode e deve anotar as explicações e os
comentários feitos pelo professor. Faça esquemas, copie os exemplos citados,
faça resumos do que foi visto em cada aula.
16. Antecedência
para organizar o material: É importante que a organização aconteça com
antecedência. Por exemplo, se tem aula pela manhã, na tarde anterior é
necessário ver o que precisará ser levado, nunca deixar para a última hora. A
colaboração da família é fundamental no andamento desse processo.
Vera Magnaguagno-Pedagoga,
Or.Educacional e Psicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário