TRANSTORNO DE DÉFICIT DE
ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH)
a)O
que é?
O Transtorno de
Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio biopsicossocial
caracterizado por inúmeros problemas relacionados com a falta de atenção e impulsividade.
O TDAH interfere na habilidade da pessoa de
manter a atenção- especialmente em tarefas repetitivas- de controlar
adequadamente as emoções e o nível de atividade, de enfrentar conseqüências
consistentemente e, principalmente, de agir sob o domínio do impulso, sem que
haja tempo para o autocontrole. Pessoas com TDAH até podem saber o que deve ser
feito, mas não conseguem fazer aquilo que sabem devido à inabilidade de
realmente poder parar e pensar antes de reagir. Não importando o ambiente ou
tarefa, agem pelo impulso,
sem conseguir pensar nas conseqüências da ação.
b) Principais características:
- Tipo desatento.
a) Dificuldade em
manter atenção.
b) Não enxerga
detalhes ou faz erros por falta de
cuidado.
c) Parece não ouvir.
d) Dificuldade em
seguir instruções.
e) Dificuldade na
organização.
f) Evita/ não
gosta de tarefas que exijam um esforço
mental prolongado
g) Freqüentemente
perde os objetos necessários uma
atividade.
h) Distrai-se com
facilidade.
i) Esquecimento
nas atividades diárias.
2.Tipo hiperativo/impulsivo.
a)
Inquietação,
mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
b)
Dificuldade
em permanecer sentado.
c)
Corre
sem destino ou sobe nas coisas, excessivamente.
d)
Dificuldade
em engajar-se numa atividade, silenciosamente.
e)
Fala
excessivamente.
f)
Responde
a perguntas antes de serem formuladas.
g)
Age
como se fosse movido a motor.
h)
Dificuldade
em esperar a sua vez.
i)
Interrompe
e se intromete.
3.Tipo combinado
a) Caracterizado pela criança que apresenta os dois
conjuntos de critérios dos tipos desatento e hiperativo/impulsivo.
4.Tipo não especificado
a) A criança apresenta algumas características , mas um número
insuficiente de sintomas para se chegar a um diagnóstico completo. Esses
sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária da criança.
Se
a pessoa estiver apresentando no mínimo seis das características apresentadas
nos tipos 1 e 2, ou, ainda, as características citadas nos tipos 3 e 4, é
aconselhável procurar um profissional especializado para realizar uma avaliação
minuciosa.
c)Causas
O
Transtorno de Déficit de Atenção está relacionado ao desajuste dos
neurotransmissores, reguladores de atividades dos mecanismos da atenção e da
concentração. Existem casos avaliados
por médicos e psicólogos, em que os pacientes apresentam sintomas de hiperatividade quando estão
presentes problemas ligados a fatores ambientais e sociais. A genética é o fator básico na determinação
do surgimento dos sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção. A incidência é
maior no sexo masculino.
d) Conseqüências
Geralmente, o transtorno
é diagnosticado pela primeira vez
durante as primeiras séries, quando o ajustamento à escola está comprometido.
Enquanto isso não ocorre, a criança poderá sofrer as seguintes, conseqüências.
a)
Ser
rotulada de bagunceira, desorganizada, desordeira, barulhenta, sem capacidade
para estudar, preguiçosa, etc.
b)
Dificuldades em
fazer amigos, sendo uma criança que atrapalha as aulas, não pára, não ouve, não
obedece, e, algumas vezes, é agressiva, acabando por ser rejeitada pelas outras
crianças.
c)
Baixar sua auto-estima,
pois apesar de ser uma criança com
potencial, não consegue aprender satisfatoriamente o que lhe é proposto e não
consegue ter amigos; então, se sente desvalorizada e diferente das outras
crianças.
d)
Mudanças
regulares de turmas, professores e até de colégios.
e)
Dificuldade para
o aprendizado e até repetências.
f)
Emocional abalado
por não entender o que acontece com ela, pelas rejeições, e por não conseguir
aprender como as outras crianças.
Fonte: Por que
meu filho não aprende?
Cristiane Cador
Sana –Editora Eko
Dicas gerais aos pais
1.Pensar
antes de agir
Não esqueça de que você é o modelo de
identificação de seu filho, o bom senso tem de prevalecer. É difícil pedir
para ele pensar antes de agir se você
age antes de pensar.
2.Use
o reforço positivo antes da punição
Frente a um
comportamento indesejado, como a constante dificuldade. Procure exercitar a
capacidade de antecipação de problemas. Frente a uma situação potencialmente
complicada, como a hora de estudos, antecipe o que você acha que vai ocorrer.
Por exemplo, que ele
vai rapidamente se desinteressar pela tarefa proposta, dispersar-se com outros
estímulos (como a televisão ligada), ou ficar “viajando” nos pensamentos. Antes
de iniciar a tarefa, discuta com ele o que ele acha que irá acontecer.
Incentive que participe na decisão sobre as estratégias que irão ser
implementadas. Quanto tempo ele acha que necessitará para acabar a tarefa
proposta, onde ela deve ser feita, se a televisão deverá ou não ficar ligada,
ou que tipo de reforço positivo pode ser oferecido, caso ele consiga cumprir o
que foi determinado. A idéia é que vocês estão formando uma equipe para
enfrentar as dificuldades e não a de que estão jogando uma partida em lados
opostos. Qualquer time define a estratégia de jogo antes de a partida começar.
Para isso, antecipa os problemas e dificuldades que irá enfrentar.
3.Estabeleça
uma comunicação clara e eficiente
Seguindo
o exemplo da partida, as regras do jogo devem estar claras para os
participantes. Estabeleça de forma clara os
limites toleráveis para o comportamento do seu filho. As instruções
devem ser passadas e os pedidos feitos um a um e relembrados sempre que
possível. Um cartaz auxilia bastante ou um quadro onde se coloque as regras
mínimas de funcionamento, de forma clara, bem como as instruções de cada dia.
4.Proporcione
uma atividade física regular para o seu filho
A atividade física regular é fundamental para
qualquer criança. É mais importante ainda naquelas com este Transtorno,
especialmente quando os sintomas de hiperatividade são mais intensos. Escolha
atividades e jogos nos quais ela possa aprender e conviver com regras e
limites. Esta é uma oportunidade de ela gastar energias de uma forma produtiva!
ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA O MANEJO DE COMPORTAMENTOS
1.PLANEJAMENTO
DE ATIVIDADES FUTURAS
Crianças com TDAH têm muita dificuldade para o
planejamento de atividades futuras. É comum que subestimem o tempo necessário
para o desenvolvimento da tarefa específica, em especial se ela não for de
interesse imediato para a criança. Seguidamente, ao receberem a data de uma
prova não conseguem estabelecer um planejamento de estudo para a mesma.
Uma
estratégia que se tem mostrado bastante eficaz para lidar com este problema é a
de construção de um
calendário semanal de atividades de estudo. Em primeiro lugar,
construa um calendário contendo todos os dias da semana com a criança ou
adolescente. Isso pode ser feito com uma folha de cartolina, em um quadro. É
importante que o calendário fique no quarto da criança em local visível. No domingo à tarde ou à noite,
antes de iniciar a semana, sente com a criança. Estabeleça com ela
um período diário de
estudo de no mínimo 30 minutos e de no máximo uma hora de segunda a
sexta-feira. Duas coisas são importantes nessa combinação:
a)
Em
cada dia da semana, o horário de estudos pode variar de acordo com os outros
compromissos da criança, mas deve ser estabelecido previamente no domingo para
cada dia da semana; assim, na segunda-feira, pode ser, numa determinada hora e
na terça em outra, a família programa junto com a criança ou adolescente;
b)
Deixe
a criança escolher o horário que parecer melhor. É importante que ela participe
ativamente deste exercício de planejamento. Estabelecidos os horários de
estudo, é fundamental que eles sejam mantidos e não renegociados a cada dia.
Isso irá ajudá-la a desenvolver um
planejamento previsível de atividades. Ainda no domingo, peça que a criança ou
adolescente escolha uma matéria que irá ser estudada ou revisada para cada dia,
levando em conta os trabalhos e provas daquela semana. A partir disso, construa
com ela o calendário de atividades da semana. Por exemplo, na segunda, das 14
às 15h, estudará português; na terça-feira, das 17 às 18h, será matemática,
porque na quarta ela terá prova; e assim por diante. No canto do calendário,
ela deve colocar os dias de prova e entrega de trabalhos para a semana. Procure
providenciar que algum adulto possa estar presente em casa nos horários diários
escolhidos. É importante que ela possa contar com alguém se tiver dificuldades
com a tarefa, ou para organizar-se. Lembre-a do horário de início a cada dia.
Combine com ela um reforço positivo para cada dia que ela conseguir seguir a
combinação feita (pode ser um passeio, um programa na televisão, um horário para jogar videogame ou alguma
atividade extra com você, na medida que o programa estiver em andamento. Com
adolescentes o reforço positivo pode ser semanal e não diário. No dia em que a criança não conseguir estudar
no horário proposto, evite barganhas e bate-bocas intermináveis. Assinale para
ela que não conseguiu cumprir o combinado e que, portanto, não terá direito ao
reforço positivo daquele dia. Demonstre sua confiança de que no dia seguinte
ela irá conseguir.
ATENÇÃO SUSTENTADA
As crianças e adolescentes com o Transtorno
têm muita dificuldade em manter a
atenção em uma tarefa por um período longo, especialmente se não lhe parece
atrativa. É por essa razão que enfatizamos um horário de estudos diário de no
máximo uma hora no programa descrito anteriormente. Quanto menor a criança
menor deve ser o período de tempo exigido em uma atividade. Se necessário,
divida o tempo de estudo diário em dois horários intercalados por um período
livre. Os pais, com freqüência, mobilizados pela irritação e frustração de
verem a criança não cumprir as combinações de estudo, optam por colocá-las de
castigo, estudando horas a fio. Isso normalmente é ineficaz e transforma o
estudo em algo ainda mais desprazeroso.
ATENÇÃO FOCALIZADA
O ambiente de estudo
ser o mais quieto possível, longe de estímulos que possam incentivar a sua
distração, como a televisão ligada ou uma janela de frente para a rua, onde
outras crianças estão brincando. Não se esqueça de que o local de estudo deve
ser bem iluminado e arejado.
COMPORTAMENTO HIPERATIVO E/OU IMPULSIVO
A melhor estratégia para lidar com a hiperatividade e
a impulsividade destas crianças e adolescentes baseia-se no princípio geral já
discutido de reforço positivo para o comportamento esperado. Estimule
constantemente a criança a parar e pensar em soluções alternativas frente a uma
situação-problema.
Fonte de consulta: Transtorno de Déficit de
Atenção-Hiperatividade
O que é? Como ajudar?
Autores: Luís Augusto
P. Rohde e Edyleine B.P. Benczik
Editora: Artes
Médicas
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