segunda-feira, 12 de março de 2012

SEU FILHO ESTÁ SOFRENDO BULLYING? COMO SABER E AJUDAR?


Seu filho está sofrendo  Bullying? Como saber e ajudar?

Mas afinal, o que é o bulllying? É toda situação causada por um colega cuja intenção é colocar apelidos, sacanear, humilhar, assediar, amedrontar, ofender, mandar, causar medo, perseguir.
É importante que pais e professores saibam perceber que o bullying pode estar acontecendo com a criança ou adolescente. A observação do comportamento do aluno que está sofrendo o bullying é fundamental, até mesmo para identificar o causador e acabar com esta situação. A pessoa que sofre tende a ficar angustiada, desencadeando dores emocionais e/ou físicas, gera sofrimento psíquico, sente-se excluída, passa a se isolar e chega a ponto de querer sair da escola. Ao constatar estas situações converse com seu filho, procure identificar o que está fazendo ele ficar tão aborrecido, muitas vezes chorando para não retornar ao ambiente escolar. Depois desta conversa, procure os profissionais da escola e relate os fatos, a fim de auxiliar a resolver esta situação o quanto antes. Pode acontecer também o contrário, isto é, os professores observarem uma mudança de comportamento e chamarem a família para verificar e lhes pontuarem o que estão notando. É importante fazer a criança relatar o que está acontecendo, por qual motivo anda tão aborrecido, isolado. Este é um trabalho que necessita muito do olhar de todos que estão próximos do aluno a fim de ajuda-lo, acima de tudo.
 As pessoas geradoras de bulllying tendem a ser aquelas que são acostumadas a terem suas vontades atendidas, a sensação de poder lhes concede conforto, nas suas casas de alguma forma sofrem intimidações, sendo vistas como bode expiatório, podem ter sido vítimas de algum tipo de abuso, tendem a ser humilhadas pelos adultos, vivem muita pressão para serem as melhores nas atividades que desenvolvem, precisam de muita ajuda ao invés de serem punidas. Esta ajuda não significa passar a mão na cabeça e considerar tudo tranqüilo, é fundamental que exista uma conversa franca, pontuando tudo o que gerou e que não é desta forma que se conquista lugares na sociedade, querendo ser o popular. Geralmente observa-se que pessoas muito mimadas tornam-se agressivas quando suas vontades não são atendidas. Naquelas famílias cujos pais são violentos, existe a falsa idéia de educação, onde estão ensinando seus filhos a serem também violentos. A criança aprende assim a interpretar que a violência é o único recurso para vencer qualquer contrariedade. É muito séria esta questão e a cada dia percebe-se que o índice aumenta nos colégios. O afeto, a coerência das ações dos pais, e da escola auxiliarão profundamente na mudança dos indivíduos. Um ser humano que desenvolve auto-estima de forma normal, sem ser influenciado pela violência aceita que os colegas tenham suas amizades, seus valores, suas características sem necessidade de incomodá-los. Os professores necessitam estar constantemente atentos ao comportamento dos alunos, principalmente, porque se percebe a mudança no seu olhar, na sua atitude. Informar os setores, colocar a situação, comunicar as famílias. Pais, coordenações e professores precisam estar atentos inclusive ao que está  nos sites (Ciberbullying), pois a internet é outro ponto escolhido para tal prática. É fundamental que os praticantes de bullying se retratem diante das pessoas que machucaram, desfazendo o mal que causaram e evitando novas situações. O atendimento com profissional especializado auxilia a dar um fim na situação, fazendo o indivíduo tomar consciência dos seus atos evitando assim que o problema se repita.

 

Vera Regina C. Magnaguagno-
                                                                     Or.Educacional e Psicopedagoga
                                                                                                                                                              E-mail: veracema@brturbo.com.br

Um comentário:

  1. Acredito que as crianças podem sofrer este tipo de exclusão, mas os pais devem ficar atentos sempre, e perceber o comportamento de seu filho, para que ele não sofra muito tempo com o bullying.

    ResponderExcluir