domingo, 18 de março de 2012

O CUIDADO COM OS MANDATOS ESTABELECIDOS

 Estava pensando o quanto Emilia Ferreiro foi profunda na sua reflexão:
"Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar" (Emilia Ferreiro)
 Psicopedagogicamente analisando essa fala, Ferreiro está também se referindo aos mandatos instituídos pelas pessoas, mesmo que de forma não verbal, mas o significado do qual estão imbuídos.
Todo ser humano molda seu perfil, a forma como se auto percebe baseado nas reações que as outras pessoas têm dele próprio, ou como a própria pessoa assim é capaz de analisar. Por aí permeiam os olhares, os trejeitos, os gestos, as palavras, os "não ditos", entre outros. 
E a própria caligrafia dos sujeitos está incluída nesses mandatos. A letra que fazemos traduz muito do que somos, basta parar para dar uma olhadinha. Isso conversaremos num próximo momento.
O ato de chamar alguém para conversar, dependendo da forma como é feito, já pode desencadear uma culpa danada, sem que o sujeito tenha aprontado algo. Supondo que a pessoa fosse chamar, dizendo: Fulano, venha aqui agora!!(dependendo do olhar, traduz: estás ralado, te peguei! e quem recebe o olhar já pensa: "Meu Deus, o que foi que eu fiz?".  Se a pessoa estava sendo chamada para dar uma explicação por exemplo de alguma atividade, é provável que aconteça ali um bloqueio e nem lembrar como fez.  Agora, se disser: "Fulano, dê um pulo aqui, vamos trocar umas idéias!" -Isso já se processa de forma diferente para quem ouve, exemplo: o prof, ou o adulto que o chama está querendo um diálogo, não está me chamando para me xingar, o que permite que o pensamento tenha chance de ir além e se sentir útil e participativo. Esse processo funciona muito bem, e é absolutamente simples, é uma questão de bom senso, apenas isso!!
Por isso os mandatos estabelecidos nos meios nos quais a criança está inserida, muitas vezes são o carro chefe para que isso aconteça. Tudo o que se diz para um sujeito,seja ele criança, jovem ou adulto vai lhe atribuir coragem ou não de acreditar que possui potencial para atingir seus objetivos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário